"Isso não é uma biblioteca. Isso é a Batcaverna."

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014 |
Livro:A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra / Autor: Robin Sloan
   Editora: Novo Conceito / Número de páginas: 288

A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web-designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra — um homenzinho estranho com cara de gnomo. Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler. Mas Jannon é curioso…

A Letícia falou para eu ler esse livro, pois iria gostar bastante... e ela acertou na mosca, não só gostei como quero pegar o livro dela para a minha coleção.

A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra é aquele livro que vai te conquistar pela simplicidade. A trama não é muito complicada, só que ela vai te envolver, e você não vai querer para de ler. Agora, imagine trabalhar em uma livraria que fica aberta 24 horas por dia, e os livros e clientes são estranhos e enigmáticos... eu quero trabalhar lá... e poder descobrir coisas sobre a fórmula da vida eterna... bem louco, né?!


Os personagens são um dos pontos fortes desse livro, são bem desenvolvidos, inteligentíssimos e bastante cativantes. Não tem como odiar tal personagem... cada um tem um diferencial, mesmo aqueles que não participam ativamente da trama conseguem te cativar. Acho que isso acontece porque eles em si são bem reais.

Além de ter toda essa coisa de mistérios, enigmas, conspirações e etc, Robin Sloan fez, propositalmente ou não, referências sobre coisas "nerds" como RPG, Star Wars, Tolkien e outros. A própria história de A Livraria 24 Horas daria uma boa campanha de RPG. Como já disse, um dos mistérios mostrados nesse livro é a vida eterna, talvez possa estar viajando um pouco (ou até muito), mas notei uma referência bem legal com o que é apresentado como vida eterna e com a "Força" em Star Wars.

Incrível! Penumbra já conquistou um toque de imortalidade. Será que ele sabe?

Acho que umas das coisas mais legais que o Sloan fez, foi tentar mostrar que esses dois "universos distantes" que são os livros físicos e os digitais se complementam, mostrando um pouco do conservadorismo das pessoas em alguns personagens quanto ao uso da tecnologia para diferentes fins.

- O senhor tem um - digo com um sorriso.
- Ah, mais de um, meu rapaz - diz Penumbra, e pega outro leitor de livros digitais, um Nook. Depois outro, da Sony . Mais um, com a marca KOBO. Sério? Quem tem um Kobo? E Penumbra atravessou o país levando quatro leitores digitais?

Se você quer ler um livro divertido, contagiante, simples, e que faz uma mistura muito bem estruturada que vai de tipografia à vida eterna, com toda certeza, A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra é a escolha perfeita.

2 comentários:

  1. Genteeeee, vocês estão me deixando cada vez com mais vontade de ser esse livro!! Já coloquei na lista de desejados.

    Ótima resenha, Igor!! Parabéns!!

    Beijos.
    http://cafecomlivroo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir