A Melhor Trilogia do Cinema

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014 |

- Então vamos falar sobre a melhor trilogia do Cinema ?


Em 1995 chegava aos cinemas Antes do Amanhecer.
Jesse (Ethan Hawke) e Céline (Julie Delpy) se encontram meio que por acaso durante uma viagem de trem, logo Jesse começa a conversar com Céline até conseguir convencê-la desembarcar com ele em Viena.


E ai começa o melhor dia da vida deles, porém ele mora nos Estados Unidos e ela na França, e no inicio do dia seguinte cada um terá que voltar a sua vida normal. Sabendo disso eles decidem aproveitar ao máximo o momento que estão juntos. Esse talvez seja o filme mais romântico da trilogia, dois jovens despreocupados – pelo menos por um momento – que decidem se entregar ao amor repentino, passeando a noite pelas mais bonitas paisagens de Viena e com direito a diálogos memoráveis, eles estão VIVENDO!

… Eles decidem aproveitar ao máximo o momento que estão juntos.


Para a trilogia, ‘Antes do Amanhecer’ representa o primeiro encontro, você consegue perceber a inexperiência do casal nos próprios diálogos.

9 (nove) anos depois Ethan Hawke e Julie Delpy voltam a viver Jesse e Céline.

Assim como na vida real, a trama do filme também avança 9 anos a frente. Agora Jesse é um escritor – até bem conhecido – que vai a Paris para promover seu novo livro, alias o livro que Jesse está promovendo é o que conta o encontro do primeiro filme.

E como ele está em Paris, acaba encontrando Celine, e eles passam algumas horas andando e conversando sobre que rumo a vida tomou. Não vou dar spoiler, mas muita coisa mudou desde o primeiro encontro.

Os diálogos são sensacionais, praticamente o filme todo é uma conversa – e isso não é ruim, muito pelo contrario -
Se o primeiro filme é sobre um encontro empolgante, esse é sobre relacionamentos. Nove anos se passaram, muita coisa mudou mas eles ainda se amam, e o que fazer? O filme é gravado sem cortes, assim a impressão que fica é incrível, por que se passam duas horas dentro do filme, e também duas horas fora do filme. Ou seja, é tudo em TEMPO REAL!

Alias esse filme tem uma das cenas mais bonitas que eu já assisti, e é quando Céline resolve cantar uma música – ou valsa, como ela diz – para Jesse. Se quiser assista, mas por sua conta em risco.

E foi no ano passado (2013) que a trilogia chegou a fim com ‘Antes da Meia-noite‘.

Antes do Amanhecer em 1995, Antes do Pôr-do-sol em 2004, e Antes da Meia-noite em 2013 para fechar com chave de ouro.
18 (Dezoito) anos desde o primeiro encontro, nove desde o reencontro. E agora Jesse e Céline estão casados, tem duas filhas gêmeas, e já estão caminhando para os 40 anos. E decidem aproveitar as férias na Grécia junto com a família.
Antes da Meia-noite é totalmente inverso de Antes do Amanhecer, agora cheios de responsabilidade e tendo que aturar a vida cotidiana, agora não se trata de dois loucos apaixonados. Se trata da relação Marido e Mulher.

O filme todo é praticamente uma D.R. – Sério – e mostra com Jesse e Céline amadureceram, como o relacionamento dos dois amadureceram. Se for assistir Antes da Meia-noite sem ter visto os dois antecessores talvez até ache o filme chato, mas para quem assistiu Antes do Amanhecer e Antes do Pôr-do-sol o filme se torna uma experiencia incrível. É muito legal ver chegar ao fim uma história que começou a dezoito anos atras. A história da trilogia parece mesmo ser a vida de Ethan Hawke e Julie Delpy.

E é por isso que Julie Delpy, Ehan Hawke e o diretor Richard Linklater fizeram parte da melhor trilogia do cinema.
Eu sei que existe O Poderoso Chefão, mas ele peca bastante no terceiro filme. Senhor dos Anéis também é incrível, mas é mais uma continuação direta.
Quantas trilogias sobre romance você já assistiu? Talvez “Antes” seja a única. É por isso que eu valorizo ainda mais a “trilogia do Antes”

Um comentário:

  1. Não conhecia, achei super interessante, a forma como eles fizeram os filmes... E a história, quero muito ter a oportunidade de ver.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir