RETALHOS - POR QUE VOCÊ AINDA NÃO LEU?

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014 |

HQ:Retalhos / Autor: Craig Thompson
   Editora: Quadrinho na Cia / Número de páginas: 592

Uma bela história de vida contada de um jeito sincero e emocionante do inicio ao fim.

Na segunda parte da HQ (Apesar de HQ não seguir uma linha cronologia 'certa', ela usa bastante flashback e flashfoward) temos Craig encontrando o seu primeiro amor, a Raina, ele a encontra durante um retiro da Igreja. A HQ mostra como o amor pode mudar as perspectivas de uma pessoa. Ele se apaixona loucamente pela garota, praticamente passa venera-la (A imagem ao lado reflete bem isto). Alias o amor deles reflete bem como é a vida, as vezes idealizamos tanto algumas pessoas que esquecemos os seus defeitos, ou até mesmo ignoramos fatos que nos dizem claramente que a outra pessoa talvez não seja a pessoa a qual 'precisamos'. O relacionamento dos dois é lindo e sutil, tudo é revelado em mínimos detalhes, o jeito em que um olha para outro. Tudo é belo e revelador.


Devo dizer que fico meio receoso em escrever sobre 'Retalhos'. Não vou ser nada imparcial, eu simplesmente achei essa revista em quadrinhos SENSACIONAL! Mas apenas dizer que é Sensacional não vai lhe ajudar né. Então, por que essa HQ é tão boa?

Para mim os motivos são múltiplos, mas deixarei eles para depois. Antes dá uma lida na Sinopse da HQ:

“O autor retrata sua própria história, da infância até o início da vida adulta, numa cidadezinha de Wisconsin, no centro dos Estados Unidos, que parece estar sempre coberta pela neve. Seu crescimento é marcado pelo temor a Deus - transmitido por sua família, seu colégio, seu pastor e as trágicas passagens bíblicas que lê -, que se interpõe contra seus desejos, como o de se expressar pelo desenho. Ao mesmo tempo Thompson descreve a relação com o irmão mais novo, com quem ele dividiu a cama durante toda a infância. Conforme amadurecem, os irmãos se distanciam.”


"Você é toda linda, minha querida; em você não há defeito algum. Você fez disparar o meu coração, minha irmã, minha noiva; fez disparar o meu coração com um simples olhar..." Cânticos 4:7-9
Pela sinopse já da para ter a ideia de que se trata de uma autobiografia, e que a religião será um assunto presente. Na HQ o autor Craig Thompson conta a história de sua vida, passando da infância até o tempo presente. Na infância o que fica mais em foco é a sua relação com o irmão, e a relação autoritária entre pais e filhos. Na juventude já podemos perceber um Craig mais reflexivo, é na juventude que ele encontra o primeiro amor de sua vida, uma garota chamada Raina. A fase adulta é o arco que fecha a história. Sendo sincero, eu dei um passo para trás quando eu vi que a história era biográfica, não sei dizer ao certo o porquê, mas eu tinha um leve preconceito com histórias assim, e retalhos veio para me calar a boca. Então... A HQ começa contando a relação entre Craig e o irmão, logo de primeira já dá para perceber o quanto os desenhos são bonitos, detalhistas e ao mesmo tempo ele consegue dar o 'tom da cena' através dos traços. Quando a cena é mais "forte" a sombra tende a ocupar mais espaço no quadro e tudo parece ficar mais sombrio, o mesmo ao contrário com as cenas mais emotivas e "leves".

A relação entre os irmãos (Phil e Craig) seria bastante normal, se não fosse o fato deles sofrerem abuso sexual e serem criados com um repressão violenta. Sim, ele trata de um caso de abuso sexual na revista, dá para perceber que por Craig ser criança ele não consegue tomar uma iniciativa contra isso. Um fato interessante é que o próprio Craig não tinha nunca revelado isto antes da HQ ser lançada. Ou seja, ele teve muita coragem de se expor desta forma, e com certeza deixou muita gente "chateada" A questão da religião é presente em toda a HQ. A família dele (Craig) é cristã, porém numa forma bem repressiva. Algo que eu acredito não ser diferente da realidade de muitos. Eu sou cristão, fui criado em uma família cristã e não me senti ofendido com as questões que o Craig aponta na HQ. Ele faz algumas abordagens sobre a divergência de traduções da Biblia, sobre a forma opressiva de algumas igrejas, e sobre alguns dogmas.


Na imagem acima da para perceber o quanto o Craig faz seus desenhos de uma forma poética. Sério eu adoraria um poster destes. Risos. Fica muito difícil falar desta parte da HQ sem revelar Spoilers, então eu vou parar por aqui. Porque está é uma história que você deve ler e acompanhar na própria HQ. E preste bem atenção aos detalhes, as formas, as analogias, tem muita mensagem presente na revista que não está clara no texto. Seja atento. 

Então o por que de eu achar RETALHOS sensacional? Pelos desenhos incríveis e poéticos, onde há sempre um detalhe que contribuí para a experiencia. Pelo texto, que inclusive faz várias analogias a Bíblia. E principalmente pelos assuntos abordados como a Religião, o abuso infantil, a moral, o sentido da vida, o amor, a distancia, as consequências, a relação familiar. Craig conseguiu fazer uma história onde EU consegui me sentir dentro dela. Isto para mim é sensacional!

Craig Thompson ganhou alguns prêmios por Retalhos, são eles: Harvey de melhor Artista, Cartunista e melhor HQ. Eisner de melhor HQ e Escritor/Artista. Prêmio Ignatz por artista marcante e HQ marcante (Todos em 2004). E um Prix de La Critique em 2005.
"Comovente, delicada, com desenhos maravilhosos e  sinceridade dolorosa, pode ser a graphic novel mais importante desde Jimmy Corrigan." - Neil Gaiman "Ao contar esta história das pequenas brutalidades que os pais infligem a seus filhos e os irmãos uns aos outros, Thompson descreve a agonia e o êxtase da obsessão (por Deus, por um amor) e não teme denunciar os caminhos pelos quais a obsessão consome a si mesmo e evapora-se." - The New York Times Review of Books


Um pequeno trailer desta belíssima obra:
Agora me responda, por que você ainda não leu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário