CINQUENTA TONS DE ICONOGRAFIA

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014 |
Livro:Inferno / Autor: Dan Brown
   Editora: Arqueiro / Número de páginas: 464

No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como plano de fundo o poema de Dante, ele mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.

Eu li todos os livros do Dan Brown e, pra mim, Inferno não foi o melhor livro, mas mostrou a melhor trama, foi muito bem desenvolvida. Li resenhas que diziam para acompanhar o desenrolar dos mistérios junto com o Langdon em vez de tentar adivinhar, mas é Dan Brown né?! Tentar adivinhar faz parte do pacote.

Esse negócio de tentar adivinhar as coisas é tenso, porque eu acabei descobrindo várias coisas antes que fosse revelado. Isso me desanimou um pouquinho, pois não tive a mesma reação que tive com Símbolo Perdido e O Código Da Vinci, mas como já falei, Inferno tem a melhor trama.

Mapa do Inferno - Sandro Botticelli
Ele aborda temas como o crescimento populacional desenfreado e usa o poema de Dante como fundo. Posso estar viajando, mas eu achei que o vilão fez o Langdon e os outros personagens percorrerem o caminho contrário que Dante fez na Divina Comédia, tirando esses personagens da zona de conforto deles (Paraíso), passaram por várias provações (Purgatório), e por fim chegaram à raiz do problema (Inferno).
“Os lugares mais sombrios do Inferno são reservados àqueles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral.” – Dante Alighieri.
“– Não temos acesso a jatinhos particulares para autores de livros sobre história religiosa. Se quiser escrever Cinquenta Tons de iconografia, aí podemos conversar.” – Faukman
Dan Brown continuou com a mesma fórmula dos outros livros (Langdon é um dos suspeitos e acaba conhecendo uma mulher bem bonita, tem perseguição frenética e etc.), para alguns isso é meio chato, mas se tá dando certo, não tem por que mudar né?! Apesar dele não inovar nesse sentido, Inferno é um livro que você tem que ler, na verdade você tem que ler todos os livros desse autor.

Um comentário:

  1. Oi! Estou louca para ler esse livro ou qualquer um dele! Por que ainda nao li nenhum :/
    Bjs, me segue eu sigo de volta e comenta nessa resenha por favor ajudaria muito.
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/01/a-guerra-dos-fae-criancas-trocadas.html

    ResponderExcluir